PLANILHA COMPARATIVA ENTRE OS REGIMES TRIBUTÁRIOS:

Lucro Real, Lucro Presumido e Simples.

Prezado Associado.

Em decorrência de consultas a respeito do tema que envolve os regimes tributários: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional, com base na LC nº 123/06, o SINDICOMIS está disponibilizando aos seus associados, para consulta prévia, uma planilha comparativa entre os três modelos.

Lembramos que o regime tributário do Lucro Real, obrigatório as empresas com faturamento anual acima de R$ 48 milhões, pode ser utilizada por qualquer empresa. Geralmente, as obrigações acessórias são mais complexas.

Por outro lado, o regime tributário pelo Lucro Presumido é facultativo para as empresas com faturamento anual de até R$ 48 milhões. Entretanto, independente do lucro efetivo, a base de cálculo é presumida por percentuais fixadas pela legislação, e sobre ela incide 9%, a título de CSLL - Contribuição Social sobre o Lucro Líquido e 15% a título de Imposto de Renda.

O Simples Nacional, com base na LC nº 123/06, por sua vez, está limitada ao faturamento anual de R$ 2,4 milhões. É importante consultar a legislação que dispõe das atividades e condições de enquadramento.

Na planilha disponibilizada, o associado deverá preencher ou alterar apenas os campos grifados em amarelo, conforme a sua realidade.

[PLANILHA] - BAIXAR

Atenciosamente,