Certificação de BPF e priorização de análises: entenda

Data de Publicação: 2020-06-29

Está com dúvidas sobre a priorização das análises de produtos para diagnóstico relacionados ao coronavírus? Consulte, então, o painel Situação de análise de CBPF de produtos para diagnóstico de uso in vitro de Covid-19.   

O ambiente virtual, criado para dar mais transparência às ações, disponibiliza todas as petições relacionadas ao tema em trâmite na Anvisa. Nele, constam a identificação dessas petições por número de expediente e ordem cronológica de peticionamento, além da situação de análise e o tempo em cada fase, entre outras informações.  

É importante esclarecer que as petições em situação “Concluída análise” podem levar até 20 dias para serem publicadas no Diário Oficial da União (D.O.U.). O status “Concluída análise” significa que o técnico responsável finalizou a avaliação e emitiu parecer conclusivo. Esse parecer conclusivo, porém, ainda precisa passar pela revisão do par técnico e pelos trâmites de aprovação, além de necessitar da assinatura da chefia, para então ser encaminhado à publicação.  

Entenda 

A Anvisa definiu critérios e procedimentos extraordinários e temporários para certificação de Boas Práticas de Fabricação (BPF) para registro e alterações pós-registro de medicamentos, insumos e produtos para a saúde, a fim de garantir o abastecimento do mercado diante da pandemia. As novas regras, reunidas na Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 346/2020, foram adotadas em um cenário que inviabiliza a inspeção sanitária in loco nas plantas internacionais dos fabricantes.   

O setor da Agência que coordena a inspeção e a fiscalização sanitária de produtos para saúde tem concentrado esforços no atendimento das demandas urgentes em decorrência da pandemia e, portanto, vem priorizando a análise das petições de certificação de produtos relacionados à Covid-19.   

Contato

Nosso time está a postos para responder sua dúvida

Rua Avanhandava, 126

6º andar

Bela Vista - 01306-901

São Paulo - SP

11 3255-2599

actc@sindicomis.com.br

600 Caracteres Restantes

Sua mensagem foi enviada, retornaremos em breve!

Ops. Algo deu errado, tente novamente.