Sindicatos ligados ao Porto voltam a pedir ajuda ao Governo

Trabalhadores do Porto de Santos não concordam com as medidas discutidas pelo Governo Federal, para garantir as operações do complexo marítimo durante a pandemia da Covid-19. Representantes de oito categorias se reuniram para reiterar pedidos de renda mínima para os portuários afastados, equipamentos de proteção e informações sobre casos suspeitos a bordo.

Segundo declarações do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, o Governo Federal tornará obrigatória a escala eletrônica de trabalho nos portos, deixando de lado as escalas presenciais, onde tradicionalmente ocorrem aglomerações. E permitirá, se necessário, a quebra da exclusividade dos trabalhadores portuários avulsos (TPA) na movimentação de cargas nos complexos marítimos. Com isso, será possível que funcionários de terminais assumam essas funções.

O Sindicato dos Estivadores de Santos e Região (Sindestiva) tem criticado a falta de material de proteção para os trabalhadores no cais. E ameaçou uma paralisação, aguardando a publicação da medida provisória para definir o que fará.

(Fonte: A Tribuna)